| |
|
|
Testemunhos
 A Caves Santa Marta é uma empresa produtora de vinhos da região demarcada do Douro com quase cinco décadas de história. Atualmente com uma produção de quase 13 milhões de litros de vinhos, exporta grande parte da produção para países como a China, Estados Unidos da América, Angola, Brasil, entre muitos outros. Com a adoção das soluções de Transações Eletrónicas da YET, a Caves Santa Marta obteve uma melhoria significativa da sua performance a vários níveis. Quem o garante é Marta Rocha, a colaboradora da empresa responsável pelo processo de faturação e que agora diz ter mais tempo disponível para outras tarefas. As vantagens que sublinha com mais ênfase são “além da poupança em termos de tempo, observámos uma grande redução nos gastos em papel e uma evidente redução do erro humano. Quando as faturas se extraviavam era necessário pedir uma segunda via e repetir novamente todo o processo. Atualmente, com as transações eletrónicas, temos sempre a certeza de que o recetor recebeu os nossos documentos”.

A Jocel é outra empresa que optou pelos serviços de Transações Eletrónicas da YET para melhorar o seu desempenho. Esta marca nacional de eletrodomésticos, que fornece as principais cadeias de distribuição a nível Ibérico, encontrou na Faturação Eletrónica um fator de agilização dos processos. Para Paula Pereira, uma das técnicas responsáveis pela faturação da Jocel, os benefícios das transações eletrónicas para a gestão financeira da empresa são evidentes, pois "os documentos chegam mais rápido ao cliente, assistimos à desburocratização dos processos e ao mesmo tempo temos a garantia de que o destinatário recebeu o documento. E esta garantia é de facto visível, uma vez que recebemos a notificação de que a fatura foi integrada no sistema do nosso cliente".
 A grossista do comércio de fruta - Simões, é outra das inúmeras empresas que já adotaram o sistema de Faturação Eletrónica da YET. “Os ganhos são evidentes”, afirma José Azevedo, técnico responsável pela faturação da empresa, destacando “a fluidez e celeridade na execução de documentos, e a consequente economia de tempo. Um fator importantíssimo é termos, agora, a garantia de que todos os processos iniciados terminam com sucesso".
 Por sua vez, a empresa Sotavinhos, armazenistas e distribuidores de bebidas, aponta como vantagens principais da adoção da Faturação Eletrónica na empresa, a redução efetiva de custos e a diminuição de erro humano. Nas palavras de Luis Cerqueira, administrador da Sotavinhos, “assistimos agora a uma diminuição de trabalho administrativo bem como à eliminação de erros na introdução de documentos que antes chegavam por fax. Com este serviço poupamos algumas horas de trabalho por dia, o que significa a poupança de cerca de meio salário por mês”.

A adesão às Transações Eletrónicas permitiu à Bísaro, uma Salsicharia tradicional de Bragança que confeciona e comercializa produtos com Denominação de Origem Protegida, dinamizar todo o processo administrativo. De acordo com Alexandrina Fernandes, responsável pelas TI, “foi notória uma imediata redução de erros de faturação porque as faturas agora vêm com os códigos dos clientes, está tudo parametrizado e já não há lugar a erro humano.” A responsável acrescenta ainda como benefícios resultantes da adesão à Faturação Eletrónica “a redução dos custos, já que não há tanto papel a circular e deixaram de existir gastos com documentação enviada pelo correio, além de um aumento significativo da produtividade. Outro fator a ter em conta e que é muito importante, é a garantia de que o documento foi rececionado pelos clientes, o que nos permite assertividade nos pagamentos”.
|
|
|
|